terça-feira, 24 de março de 2009

DIA 7 - A pé na rua...

Acreditem... andar a pé nas ruas de Luanda não é fácil! Já mo tinham dito e sente-se que de facto existe um certo desconforto. Ainda para mais de fato e gravata... Pode até ser um falso sentimento de insegurança, pode ser a percepção de que estamos de facto fora de contexto, nem sei bem explicar. Uma coisa é certa... em determinadas zonas é desaconselhável, em outras é possível.

Hoje foi a minha primeira vez! Com o nosso motorista Nazaré e um amigo dele, resolvi palmilhar uns quarteirões do centro da cidade, qual Indiana Jones em busca de um Mapa perdido! E era mesmo isso que eu queria: Um mapa de Luanda!

Por mais que tenhamos um bom sentido de orientação, há sempre uma sacana duma curva que nos vira os ponteiros para onde não sabemos se é o mar se é a serra! Quando era mais novo e só andava de Metro em Lisboa nem imaginam a surpresa que foi quando descobri que se conseguia ir mais depressa a pé da Alameda ao Saldanha do que dar a volta de Metro! Quando descobri que todas aquelas estações íam dar a um sítio mesmo ao lado fiquei a perceber o que são os erros de paralaxe... ou se quiserem, o quão desorientados conseguimos estar!

Um mapa! Decidi e consegui comprar! Acreditem que não é nem foi fácil! Fui a 6 tabacarias/Livrarias diferentes e acabei por comprar a um gajo que ía a passar na rua!

Mas porque raio vos escrevo isto? É que de facto, além da importância que este dia de hoje teve na minha confiança acerca de viver em Luanda, a cena também foi caricata...

Imaginem que entram numa tabacaria. Perguntam ao senhor do balcão de tem mapas. Um homem que estava ao lado, de fora do balcão, corre para dentro do balcão, compra um mapa e diz que já o tem para nós, trazendo-nos para a rua. Pede-nos 1000 Kwanzas (+/- 10 Euros) por um mapa daqueles cheios de publicidade e que em qualquer sítio se oferecem... Enfim... dissemos: "Deixe estar que vamos ali à livraria comprar um maior"; "Yah". Na livraria não havia nem maior, nem mais pequeno... voltámos atrás para vir buscar o único que tinhamos visto! Nisto, passa um outro sujeito e pergunta: "Querem um mapa de Luanda?"; "Sim, queremos"; "1000 Kwanza"... Queres ver que esta malta combina os preços? É caro, mas ok... por incrível que pareça, estava mesmo disposto a pagar os 1000 Kwz pelo mapa! Nisto, vem do fundo da rua a correr o homem que nos queria vender o primeiro mapa, aos berros a diaer que nós já lhe íamos comprar a ele... desata tudo em discussão para decidir quem me vendia o Mapa... eu a olhar para aquela cena um bocado apavorado, chego á conclusão que afinal comprar um mapa em Luanda é a coisa mais simples do mundo. Até cheguei a pensar em comprar os dois mapas! Mas será que aquela encenação tinha esse objectivo? Vem um polícia a correr do fundo da rua... Nisto, o primeiro homem vira-se para o amigo do Nazaré e diz: "100 Kwanza"; "Compro" - digo eu! Vou a pegar nas notas, no meio da confusão o amigo do nazaré pega em 100 Kwanzas dos meus e fica a negociar com o homem. O Nazaré, pega em mim e diz-me com toda a calma: "vamo embora que ele já trata do nigócio!"

Lindo!!! Passados 2 minutos lá vem o amigo do Nazaré com o mapa na mão. Acabei de poupar 850 Kwanzas para Cucas! Sim, 50 dei-os de gasosa ao amigo do Nazaré!

End of story... Sinto-me mais confiante em relação a Luanda... mas nem por isso mais seguro!

Sem comentários:

Enviar um comentário